17 março 2014

Motivação para Ir para à Escola

Saber que um aluno motivado é um aluno mais empenhado não é novidade, que um aluno desmotivado é frequentemente apelidado de preguiçoso também! A questão aqui reside em como será que consigo motivar o meu filho para a escola!

A motivação é um aliado de peso neste, por vezes duro, caminho que é o percurso escolar. Caminho esse que apresenta altos e baixos, sinuosidades e percalços que vão condicionando o dia-a-dia familiar. Eduardo Sá refere que não é verdade que estudar seja divertido, e de facto não é. Mas é uma rotina absolutamente necessária.

Apresento seguidamente algumas sugestões para aumentar a motivação dos alunos, para melhorar a sua concentração e para evitar a distracção:

A)     É importante que as crianças tenham uma boa imagem de si próprias. Todos os alunos têm uma auto-imagem e está provada a relação existente entre a boa imagem que se tem de si próprio e o bom rendimento escolar. Pelo contrário, os alunos que têm uma opinião de si próprios menos positiva, geralmente obtêm resultados escolares negativos. Elogie quando faz bem, melhorará a sua auto-estima e a imagem que têm deles próprios. Incentive a participação em grupos sociais e desportivos. Ao longo do tempo fortalecerá a percepção que os outros têm sobre si e desenvolverá a sua postura e presença. Permita que pratique o desporto que gostem e que pertença ao grupo que quer e não aos que lhe dá jeito a si por diferentes questões! Promova situações em que saiba à partida que o seu filho irá ter sucesso. Deixe que lhe ganhe de vez em quando no xadrez, na corrida ou noutra qualquer actividade. O desafio deve marcar presença para não ser fácil, mas é importante para a construção de uma boa auto-imagem o sentirem-se capazes de…

B)     As crianças e adolescentes devem acreditar que são capazes. Se assim acontecer, exercem uma influência positiva nas suas acções, as quais por sua vez também traçam o perfil da sua imagem pessoal. A auto-estima dos alunos é condição demasiado importante para ser descurada. Para isso devem experienciar situações gradualmente mais complexas e árduas. Iniciar pelas mais difíceis é um erro que desmotiva qualquer um. Tudo tem um crescente de evolução, não queira que o seu filho seja logo bom. É importante ir evoluindo ao longo do tempo. Valorize quando fazem bem e incentive quando ainda não conseguem.

C)     O aluno deve ser valorizado pelos seus actos, no entanto também deve ser criticado e penalizado pelas suas atitudes menos correctas. Se assim acontecer reflecte sobre as suas práticas optando pelos comportamentos mais importantes para si.

Geralmente são os adultos que criticam ou aplaudem os comportamentos dos alunos, no entanto é mais benéfico se forem estes a fazerem tal exercício reflexivo, uma vez que têm uma componente activa e crítica sobre si. Isto permite-lhes ter uma melhor noção do que está bem ou mal, pois não se trata de algo imposto do exterior e é mais realista para o aluno, faz mais sentido para ele.

Procure encontrar motivos de interesse na escola e promova-os com o seu filho. Deixe que encontre a actividade na escola que gostaria de participar, que possa trazer os amigos da escola a casa ou participar com eles numa qualquer actividade como o estudar em grupo por exemplo. Quando a escola é envolvida de forma intrínseca nas acções que mais gosta a carga negativa geralmente atribuída à escola diluir-se-á.

Desperte desde cedo para o prazer do conhecimento e de descobrir informações novas. Em criança visite museus, participe em workshops temáticos diversos, promova idas à biblioteca para encontrar a explicação que o seu filho solicitou (que até sabia mas não lhe deu imediatamente a resposta para a descobrir posteriormente), compre livros de curiosidades e dos porquês das coisas. São livros muito apreciados e encorajadores em que cada texto tem uma descoberta nova.

O sucesso alimenta o sucesso que alimenta também a motivação. Não é uma tarefa simples motivar para estudar. Se conseguirmos consciencializar os alunos dos erros que habitualmente cometem ao estudar e os formos alertando para os mesmos, fará certamente com que o seu esforço seja mais produtivo e conduza a melhores resultados. Esses mesmos resultados certamente aumentarão a motivação. É uma bola de neve que leva algum tempo a começar a rolar. Dê o seu empurrão!

Sem comentários:

Enviar um comentário