13 setembro 2010

A luta dos pais contra o insucesso escolar

Aos pais pede-se, precisamente, o quê? "Pede-se aos pais que se preocupam com os filhos que façam o favor de se ocupar deles, também; que assumam a tarefa de prevenir o insucesso e de promover o sucesso, embora  eu reconheça que é infinitamente mais fácil deixar andar e depois, no fim do ano, culpar os professores e o "sistema". Ler tudo aqui

3 comentários:

  1. Olá a todos. Soube do blog pela Rosa Pacheco. O meu filho entrou no 5º ano. Fiquei agradado com esta iniciativa da AP. Vou divulgar o blog pelos outros Encarregados de Educação.

    Cumprimentos

    Miguel Leal

    ResponderEliminar
  2. Sim sim, concordo. Até porque é girissimo vê-los crescer e evoluir. A tarefa nem sempre é fácil mas o importante é tentar e estar lá, sempre atento e carinhosamente orientá-los da melhor forma e rodeá-los de Amor. À vezes um bom sermão para começar não cai nada mal. Todos nós já fomos crianças pré-adolescentes e por isso sabemos o que procuram e o que os entusiasmam...é uma questão de os acompanhar,ouvi-los,questionar-lhes,conversar sempre e agir quando necessário.
    Estou muito entusiasmada com esta nova étapa!!
    O meu filho iuri iniciou agora o 5º ano :)e eu também!!!
    Obrigada pela vossa exposição/blog

    Carla e iuri

    ResponderEliminar
  3. «...prevenir o insucesso e de promover o sucesso, embora eu reconheça que é infinitamente mais fácil deixar andar e depois, no fim do ano, culpar os professores e o "sistema".»

    Este tipo de comentários faz-me sempre lembrar um texto no qual me guiu como se fosse uma oração... TELHADOS DE VIDRO

    Transcreverei apenas uma peq parte,pois não cabe cá todo :( para que nos faça a todos reflectir, afinal, o que é o ensino e onde nos poderá levar:

    « A escola é um mundo complexo e dinâmico que vive em constante equilíbrio instável, é feita por pessoas e para pessoas. Todas com as suas histórias, limitações, potencialidades e percursos de vida próprios pretendem, à partida, ter sucesso.
    Os professores desejam que os seus alunos aprendam, os pais querem que os seus filhos tenham boas notas, os alunos querem ter sucesso, os órgãos de gestão querem que as escolas funcionem bem e tenham bons resultados, o governo quer que o povo seja culto e produtivo.
    Todos parecem preocupar-se muito com o sucesso da educação em geral e da escola em particular. Todos concordamos que a escola é fundamental para os indivíduos e que a educação é o barómetro da qualidade de um país e a sua plataforma para o desenvolvimento.
    Se todos estamos de acordo o que se passa então?

    A postura mais fácil é acusar, julgar, exigir, desculpabilizarmo-nos com a incompetência dos outros, mesmo que não o façamos de forma voluntária ou mal intencionada. Acredito que é instintivo porque andamos cansados, preocupados, stressados com os problemas sociais, económicos e pessoais, sejam eles quais forem e de forma mais ou menos intensa, é legítimo; afinal não somos perfeitos, a vida não é fácil e ser tolerante, compreensivo, ver o ponto de vista do outro e perdoar, nem sempre é fácil.

    Pais, acreditem que não é fácil ser professor, nós lutamos com muitas dificuldades e constrangimentos, limitações que vocês nem imaginam, os vossos filhos não são perfeitos, nem sempre fazem o que deviam, acreditem que nós, como vós, queremos que os vossos filhos tenham sucesso, não nos julguem, ouçam-nos, colaborem connosco e ajudem-nos.

    Professores, alguns somos pais, ser pai não é fácil, não se ensina ninguém a ser pai, por vezes há problemas, dificuldades e opções que não conhecemos, acreditem que todos os pais, à sua maneira, querem que os seus filhos tenham sucesso, não os julguemos, vamos ouvi-los, colaborar com eles e ajudá-los.

    Alunos, um dia sereis pais, talvez até professores e não é fácil ser pai nem professor, acreditai que queremos que sejais felizes e tenhais sucesso. Estais na idade de questionar, confrontar e ser do contra, é natural, mas queremos ajudar; portanto, não nos julgueis, ouvi-nos, colaborai
    connosco e ajudai-nos.

    É urgente que cada um de nós mude de atitude, seja mais aberto, reflicta mais profunda e sinceramente sobre o que faz e o que pode fazer para melhorar.
    Posso parecer idealista, não me levem a mal, sei que pode não ser suficiente mas acredito que é um bom princípio. Não podemos continuar a culpar, a julgar, a virar as costas, convencidos de que não podemos fazer nada e à espera que alguém resolva todos estes problemas.

    Temos que ter coragem de dar o primeiro passo e se o fizermos no dia a dia, em casa, na escola, conseguiremos um efeito magnífico e o resto virá por acréscimo. Porque não são só as leis, o profissionalismo e a competência dos professores, os bons equipamentos escolares, as modernas tecnologias e a boa vontade dos pais, que bastam para reverter a situação. Tudo é importante, ajuda e facilita mas sem uma mudança de atitude de todos, o sucesso só chegará para alguns e eu queria que a escola fosse de todos e não de alguns.»

    Este texto está publicado no blog: www.parquesilvaporto4b.blogspot.com no qual poderão resgatá-lo :) Publiquem-no neste Blog tb com letras bem GRANDES para que este texto nos guie e dê forças para contagiar toda esta gente :)

    Obrigada.
    Carla Alex

    ResponderEliminar